Sem Pauta

12201044_915641435152462_1516399151_n

Livro: Sem Pauta – Reportagens, Histórias e fotos de um jornalista pelo mundo
Autor: Luiz Cesar Pimentel
Páginas: 178
Tempo: 2 dias

Sabe aquela leitura gostosa de fazer, que você viaja junto com o autor? Foi assim que me senti lendo esse livro. Viajei do Nepal a Tailândia, passei pela Rússia e pela Índia, até Alemanha e  Equador. Conheci muitos lugares e curiosidades locais.

O modo como o livro foi escrito é fácil de ler e acompanhar o ritmo das andanças do autor pelo mundo, mas senti que faltou coisa. Deixou aquele gostinho de quero mais, ainda acho que poderiam ter mais curiosidades, mais informações sobre alguns lugares.

O livro foi escrito com três tópicos: fotos, reportagens e diários de viagem. Não sei dizer qual te prende mais, depende da história que está sendo contada. As reportagens são mais completas, com informações históricas e entrevistas, pode ser meio chatinho, mas quando você percebe já terminou de ler. Os diários são muito legais e interessantes! São experiências que o autor teve, e eu adoro quando pessoas relatam o que aconteceu com elas, já que é bem pessoal, ainda mais durante uma viagem, é sempre inesperado. Em viagens acontece tudo o que você jurava ser impossível acontecer! Uma das coisas mais legais são as pessoas que ele conheceu, as vivências e histórias que elas têm pra contar.

Já as fotos complementam a viagem que o livro proporciona, e dão um cenário para cada história que ele tem para contar. Só fiquei incomodada com o fato de que em muitas legendas das fotos ele fala das cores vivas de monumentos e detalhes, mas todas as fotos, tirando a da capa, são em preto e branco. Fiquei triste, queria mais colorido no livro!

12202081_915644485152157_1505883472_n (1)

Como disse antes, acho que faltou mais. Por ter ficado quatro anos viajando, poderiam ter muitas fotos, relatos, experiências, fatos e curiosidades, muito mais coisa! Mas talvez esse tenha sido o ponto ideal pra atiçar o espírito aventureiro dos leitores. Eu, por exemplo, fiquei com a maior vontade da minha vida de juntar umas roupas e coisinhas necessárias e ir pro aeroporto! Ainda mais com essas tecnologias de couchsurfing e podendo gastar US$ 20 por dia, como ele fez. Alguém me segura que quero viajar!

Segue sinopse:
“‘Sem Pauta’ é uma compilação de histórias e coberturas jornalísticas escritas pelo jornalista Luiz César Pimentel, que durante quatro anos viajou por 18 países e regiões do mundo trabalhando como correspondente internacional.”

Deixe um comentário

