Mil Dias em Veneza

mil dia em veneza

Livro: Mil Dias em Veneza
Autora: Marlena de Blasi
Páginas: 240
Tempo: uma semana

Lembram  do livro Mil Dias na Toscana que eu escrevi aqui um tempo atrás? Então, Mil Dias em Veneza é a primeira parte da história da Marlena. É, comecei errado mesmo, mas isso não atrapalhou a leitura.

Esse livro conta como a autora conheceu Veneza e seu marido, Fernando, e como ela largou tudo nos EUA, filhos, casa, emprego, para se mudar para a Itália e viver sua paixão. Sinceramente, achei esse livro melhor que o segundo. Mesmo achando que as coisas entre a Marlena e o Fernando aconteceram depressa demais, essas mudanças repentinas na vida deles te prende e você vai lendo sem perceber o tempo passar.

Ao mesmo tempo que parece que tudo aconteceu muito rápido entre os dois, e até de um jeito meio estranho, dá para sentir o amor que Marlena sente por Fernando em cada palavra que ela escreve. É muito bonito o casamento deles. Se você ainda não percebeu, sim, a autora escreveu sobre a vida dela, é uma história real.

A vontade que eu fiquei de conhecer Veneza depois de ler esse livro está me matando! Quero conhecer as ilhas, passear na praia, andar nas pontes, tomar vinho nos barzinhos, comer as comidas típicas de lá e conhecer todos os cantos mais lindos e agradáveis que a autora me apresentou!

Como no outro livro, ela sempre fala muito de comida, de refeições maravilhosas e você fica com água na boca de ler as receitas que ela ensina! Mas como dizem, é quase impossível falar da Itália sem falar da sua culinária…

Novamente, a autora me fez pensar muito na minha vida, no futuro, nas mudanças que vão acontecer daqui para frente, nas aventura que vou viver, mas principalmente nas mudanças. Ela está em constante mudança, como ela mesma diz, a cigana dentro dela falando mais alto, e isso chega a inspirar. Dá vontade sim de largar tudo e ir viver de outra forma, ter que se aventurar para se adaptar e aprender a viver de novo.

No segundo livro, quando eles estão morando na Toscana, por ser um vilarejo pequeno, parece que a leitura é mais lenta, no ritmo da vida pacata e do campo que eles estão vivendo. Já em Veneza, uma cidade maior, parece que é mais agitado, com mais coisas acontecendo… E mesmo assim achei uma vida bem parada e rotineira.

Se você está com vontade de ler tranquilo mas pensando para entender o que ela escreve, e acabar pensando na sua própria vida e sentir aquele mini desespero para mudar tudo, então esse livro foi feito para você! E se você tiver a oportunidade de lê-lo em Veneza, saiba que te invejo! E muito!

Segue a sinopse, que conta bastante sobre a história hehe:
“Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Em 1993, ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista. Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados. À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s