Guardiola Confidencial

13199132_1014297195286885_1710667731_o

Livro: Guardiola Confidencial
Autor: Martí Perarnau
Páginas: 404
Tempo: perdi as contas

Eu sinceramente perdi as contas de quanto tempo eu demorei pra ler esse livro, mas é muita informação pra absorver e entender. O Guardiola é um cara tão complexo quanto suas estratégias de jogo.

Bom, o livro conta o primeiro ano do técnico no Bayern de Munique, em 2013, como ele se adaptou ao estilo alemão, à Munique, aos jogadores e a torcida, aos dirigentes, e o inverso também, já que tudo era novo para os dois lados. O autor do livro fala que os jogadores foram absorvendo os ensinamentos de Pep aos poucos, lentamente, e eu me incluo nisso, já que precisava de muito tempo pra conseguir entender as mudanças repentinas que ele fazia durante os jogos, ou as novas táticas que ensinava nos treinos.

Eu já achava o Guardiola um técnico incrível, mesmo com seus pequenos tropeços, sempre achei ele grande demais. Depois de ler esse livro, me senti mais próxima dele, como se eu conhecesse ele, tanto como técnico, como pessoa. Hoje em dia respeito muito mais esse cara. Quase me considero melhor amiga dele, sei seus costumes e manias pré e pós jogo, durante os treinos e os jogos, sua relação com os jogadores, e principalmente sua paixão pelo futebol.

O livro é tão detalhado, que me senti acompanhando pessoalmente a vida de Pep durante esse ano. Essa é uma das melhores qualidades desse autor no livro, ele te transporta para o banco da Allianz Arena, ou para a salinha em que o técnico passava horas e mais horas de seus dias analisando os times adversários.

É uma leitura fácil, principalmente para quem gosta de futebol. Mas ao mesmo tempo é densa e complexa, já que você pelo menos eu quer acompanhar e assimilar tudo o que Guardiola explica. É maravilhoso como esse cara trabalha e pensa! Acho que tenho um novo ídolo.

A única coisa que me deixou um pouco incomodada foi a repetição. O autor repete muitos os mesmos acontecimentos, como por exemplo, que Guardiola não come nada no dia de um jogo. Ele não apenas repete isso, mas como explica várias vezes o motivo, como se o leitor ainda não tivesse entendido isso. E várias outras coisas também são bem repetidas ao longo do livro.

Dos times alemães, o Bayern é o meu do coração, e depois de ler esse livro me senti mais conectada ainda com o clube, seus jogadores, e toda vez que o autor descrevia a torcida, ou uma jogada linda, me arrepiava. O futebol alemão tem muita raça e correria, e as vezes que a força de vontade deles pra ganhar um jogo surgia, e o autor descrevia isso, eu me sentia com vontade de correr no campo junto com eles e ir atrás da vitória, do gol no último minuto, do sorriso de aprovação que o Guardiola dava nessas ocasiões.

Se tem um cara que tenho o sonho de conhecer, e sentar para tomar um café para jogar conversa fora, é Pep Guardiola.

Segue a sinopse:
“O desafio de decifrar a personalidade de Pep Guardiola sempre pareceu tão complexo quanto o de conceber, à distância e sem acesso direto, de que forma trabalha o técnico que deu ao Barcelona os melhores anos de sua história. O jornalista Martí Perarnau, no entanto, obteve do próprio Guardiola permissão para entrar nos vestiários do Bayern de Munique, seguir de perto todos os seus passos e relatar os detalhes de uma temporada inteira do catalão no comando do clube bávaro. E tirou o máximo proveito da ocasião. Seu exaustivo trabalho de campo delineou os traços de um personagem tão genial quanto atormentado, apaixonado pelo futebol mas, ao mesmo tempo, incapaz de desfrutar totalmente das vitórias por culpa de sua obsessiva busca pela perfeição. O autor mergulhou fundo também nas ideias e conceitos de jogo fundamentais para o técnico, desfazendo ao longo da obra uma série de clichês que rodeiam a figura de Pep. Enfim, valendo-se do acesso sem precedentes aos meandros de um dos maiores clubes do mundo, e atento a tudo o que acontecia diante de seus olhos, Perarnau indagou, refletiu e contextualizou para escrever, com conhecimento de causa, sobre o técnico de futebol mais bem-sucedido dos últimos anos.”

Deixe um comentário

