O Silmarillion

dscf0087

Livro: O Silmarillion
Autor: J. R. R. Tolkien
Páginas: 388
Tempo: um mês mais ou menos

Já li livros com a mesma quantidade de páginas em menos tempo que isso, muito menos tempo, mas O Silmarillion é um livro para se ler pensando para conseguir assimilar tudo o que está escrito nele. Sério, é muita informação de uma vez só!

Como várias outras obras do Tolkien ele foi lançado depois que o autor morreu, e seu filho, Christopher Tolkien, juntou todos os contos e histórias que seu pai escreveu sobre a Terra Média e publicou O Silmarillion. Por não ter sido escrito linearmente, mas sim em várias partes, algumas coisas se repetem e chega a ficar um pouco cansativo ler, mas não deixa, em momento nenhum, de ser maravilhoso!

Esse livro conta desde o começo de tudo, quando não existia nada, até a criação dos elfos, dos anões, dos homens, das primeiras batalhas, o mal original, e vai passando por várias eras até chegar e falar muito rapidamente sobre o Um Anel e nosso querido Frodo. É como se fosse uma Bíblia da Terra Média, e é tão difícil de ler quanto. Não que eu tenha lido a Bíblia inteira, ou muito dela, mas as pouquíssimas coisas que li deu para ver que são difíceis.

Uma das coisas que mais gostei, além de entender como esse mundo todo nasceu, literalmente, foi ver nomes conhecidos durante a leitura. A Galadriel foi uma das primeiras do povo elfo, o Sauron aparece também logo no comecinho, e conforme o final vai se aproximando mais nomes amigos pipocam nas páginas, como Elrond e Gandalf.

Mas, como disse, a leitura é bem difícil. Foi um belo desafio ler O Silmarillion e decorar todos os nomes de personagens, qual família cada uma pertence, qual tipo de elfo ele faz parte, se ele foi pra lá ou pra cá, os nomes dos territórios, e os vários nomes, apelidos e codinomes… Tive que treinar o cérebro pra conseguir chegar até o final do livro sem esquecer nada. E olha que são muitas coisas, MUITAS COISAS!

Só para deixar registrado publicamente: cada vez mais me apaixono pelo Tolkien. Eu teria tantas coisas para perguntar com esse cara… ❤

Segue a sinopse:
“O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s